Sistema Digestivo - 8º anos

10/09/2013 10:19

Alunos, os vídeos contêm algumas informações mais aprofundadas, mas o importante é que vocês se atentem ao que foi visto em sala de aula. Assistam aos vídeos abaixo e façam os comentários. Abraços e bom estudo!

Luana

Vídeos: 

1- A digestão de um jeito que você nunca viu!

 

 

 

2- Como Ocorre a Digestão dos Alimentos

 

 

 

3- Sistema Digestivo - Biologia - Vestibulando Digital

 

 

 

Sistema Digestivo

A digestão dos alimentos

Data: 30/09/2013 | De: Maria Laura Cunha 8° ano 2

Tudo começa pela boca com a mastigação que faz os alimentos ficarem em pedaços bem pequenos, e a saliva também facilita, pois dissolve tudo o que possível. No caso de haver a presença de amido, eles são digeridos já no local pelas amilases salivares.
Logo depois, tudo o que foi dissolvido na boca passa pelo esôfago e com a ajuda dos músculos é enviada até o estômago onde começa o processo de digestão.
No estômago tudo é misturado ao suco gástrico. As enzimas como Pepsina, fazem então a digestão das gorduras e das proteínas. Tudo isso segue para o intestino delgado onde os nutrientes infiltram-se.
Para finalizar, no processo todo, o que não foi digerido vai direto para o intestino grosso e forma o bolo fecal que logo é eliminado pelo nosso corpo.

Como ocorre a digestão de alimentos

Data: 29/09/2013 | De: Camila de Oliveira Cunha EF82/9

A digestão de alimentos é uma coisa essencial na vida humana, e ela ocorre de vários modos.
O primeiro lugar onde começa a digestão do alimento é na boca, onde a amilase salivar quebra a maioria dos alimentos. Eles descem para o estômago, e quando chegam no intestino são lançados enzimas que o transformam de macromoléculas para micromoléculas, e são aproveitados para gerarem energia. Ocorrem diferentes tipos de digestão, para proteínas, gordura e amido. Muitas células são absorvidas no processo, as que não são, mais tarde são absorvidas por agentes mais fortes.
O processo de digestão pode levar de 24 a 72 horas, e depois o resto dos alimentos que não podem mais ser utilizados são eliminados nas fezes.
A trituração ou mastigação também é muito importante para a digestão, assim como a deglutição e insalivação.

Digestão dos alimentos

Data: 29/09/2013 | De: Giordano Bruno Henriques Devêza - 8º ano F/9 ll

Digestão de carboidratos: a digestão do carboidrato (amido) começa na boca, já que essas moléculas são introduzidas na boca como macromoléculas (polissacarídeos e dissacarídeos) que precisam ser quebrados em moléculas menores, para a absorção da glicose.
Na boca, a enzima amilase salivar atua sobre o amido quebrando a glicose em moléculas menores como a maltose, juntamente com os dentes, que trituram o alimento para passar pelo esôfago e chegar no estômago.
Ao chegar no estômago, as enzimas salivares são desativadas, pois o pH do suco gástrico é mais ácido do que o pH da saliva. No estômago não acontece digestão do carboidrato, mas os movimentos peristálticos misturam as partículas dos alimentos com a secreção gástrica (que não possui enzimas digestivas para quebrar o alimento). Assim, o amido chega no intestino delgado, sendo empurrado pelo estímulo dos movimentos peristálticos ao longo do intestino.
No intestino delgado acontece a maior parte da digestão do carboidrato, pois novas enzimas começam a agir. A amilase pancreática, que é levada para o intestino através de um duto, age no amido quebrando-o em moléculas menores ainda e juntamente com as secreções intestinais, transformam os dissacarídeos em glicose, frutose e galactose, prontos para a absorção.

Digestão de proteínas: a proteína é inicialmente digerida no estômago, onde será secretada uma enzima de extrema importância para a digestão da proteína, chamada pepsinogênio, que quando entra em contato com certos ácidos secretados por outras células estomacais se torna uma enzima poderosa: a pepsina.
No intestino acontece a maior parte da digestão, já que as enzimas pancreáticas vão digerir a proteína ingerida em moléculas menores e menores, até que com a ajuda de outras enzimas (dipeptidases e tripeptidases ) digerem dipeptídeos e tripeptídeos até virarem aminoácidos.
Logo o sangue transporta os aminoácidos absorvidos e as proteínas sintetizadas, para a formação do tecido muscular.

Digestão de gordura: As gorduras (lipídeos) são primeiramente digeridas na boca. Embora não haja hidrólise (quebra) de triglicérides na boca, os lipídeos estimulam a criação da lipase na base da língua e posteriormente no estômago, a lipase gástrica hidrolisa parte dos lipídeos em ácido graxo e glicerol.
Novamente, a maior parte da digestão da gordura ocorre no intestino delgado. No intestino, a lipase pancreática é liberada, juntamente com a secreção biliar (a bile). A bile, quando entra em contato com os lipídeos, faz um processo de emulsificação, “abrindo” os lipídeos para que a lipase pancreática possa hidrolisá-lo mais facilmente, de dentro para fora.

Digestão dos alimentos

Data: 28/09/2013 | De: Rosana Russo 8º ano 2

A digestão de carboidratos começa na boca, quando a amilase salivar age diminuindo o tamanho do alimento para facilitar a digestão. As moléculas do alimento passam pela faringe e pelo esôfago até chegarem ao estômago. No estômago não acontece nada, mas continuam seu trajeto até o intestino delgado. Lá, o fígado produz enzimas que transformam o alimento em glicose, que vai para a corrente sanguínea através do intestino delgado.
Com os lipídeos, eles passam pelo tubo digestório até chegar no intestino delgado, onde sofrem a ação da bile. Logo após, a lípase, enzima produzida pelo pâncreas transformam os lipídeos em moléculas mais simples.
As proteínas são primeiramente trituradas na boca, depois vão para o estômago, onde sofrem a ação da pepsina, que as transforma em grupos menores de aminoácidos. No intestino, as proteínas sofre a ação da tripsina, e vão atravessar as paredes do intestino grosso depois para chegar nas células.
Nesses processos, após ser feita a digestão, o que não é aproveitado pelas células, sai pelo intestino grosso, com a parceria da água, como bolo fecal.

Digestão do alimento no nosso corpo

Data: 17/09/2013 | De: Maria Fernanda Nunes Pinheiro Barbosa EF82-9

A digestão começa na boca a partir do processo mecânico da mastigação e a digestão química pela enzima Amilase Salivar que quebra o amido. O bolo alimentar segue pelo exófago até chegar ao estomago onde enzimas como a Pepsina fazem a digestão de gorduras e proteínas.O bolo alimentar segue então para o intestino delgado onde ocorrerá a absorção dos nutrientes quebrados nas áreas acima.O que não foi absorvido segue para o intestino grosso, órgão responsável pela reabsorção da água utilizada no processo e formação do bolo fecal para posterior eliminação, que é feita pelo reto e o ânus.

<< 1 | 2

Novo comentário