Ser o que realmente somos

05/04/2015 20:48

 

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.”Buda

 

Alto, baixo, gordo, magro, branco, negro...Cada pessoa é de um jeito e cada uma tem um dom e uma maneira de ser, agir e pensar. Ao longo de nossas vidas, a sociedade nos impõem situações em que só há uma maneira para ser feliz, só há um padrão de vida, em que todos devem se enquadrar. Sinceramente, isso é um absurdo! Cada indivíduo tem um padrão e uma maneira de ser, portanto se este indivíduo não seguir as tais “normas impostas pela sociedade”, este não será bem-vindo, pelo simples fato de ser e pensar diferente.

Ninguém é igual a ninguém, e não devemos nos deixar influenciar a ser aquilo que as pessoas acham que devemos ser. Não devemos ter vergonha de opinar e expor nossas ideias quando acharmos que algo está errado, não podemos nos preocupar em deixar de fazer algo porque temos receio do que os outros vão dizer e pensar a respeito de nós...Temos que nos descobrir e sermos aquilo que somos, sem ter medo do as pessoas vão falar.

Na sociedade em que vivemos, as pessoas são muito cobradas e desafiadas a fazer aquilo que não concordam ou que não querem, mas fazem isso para serem aceitas em determinados grupos sociais. Em situações como essas, a melhor coisa a ser feita é pensar se realmente queremos fazer isso, se realmente valerá a pena. Muitas vezes, precisamos não somente seguir o que o ‘coração diz’, mas também fazer o uso da razão e pensarmos se queremos isso, ou se apenas estamos deixando influenciar pelo que os outros querem e pensam a nosso respeito.

Outra coisa muito importante e que a sociedade modifica com o passar do tempo, é em relação aos nossos sonhos. Por mais loucos e, aparentemente, impossíveis de serem realizados, devemos ter fé, personalidade e atitude para que eles se concretizem. Não vou dizer todos, mas se algum deles forem realizados já será o máximo. Por isso e por outros motivos, não devemos deixar de sonhar, muito menos de acreditar e ter fé naquilo em que achamos que é o correto. Sonhos, todos têm, mas os que buscam realizá-los, na medida do possível, são poucos.

Portanto não devemos esconder nossa “cara”, muito menos o nosso coração. Não devemos deixar nos levar pela ambição, pela ganância...mas, agir de forma correta e humilde, sempre confiantes e sendo aquilo que somos! Não quer dizer que se não seguirmos os padrões de beleza, estática...não seremos felizes, muito pelo contrário, seremos muito felizes e confiantes de quem realmente somos! Então seja louco, ousado... Seja você mesmo e busque a felicidade e a essência que é viver!

 

Amanda Lopes escreve mensalmente neste espaço.