O que é escola?

27/02/2015 14:54

    

 

    Muitas pessoas definem a escola como o lugar em que se estuda ou onde se passa maior parte do dia. Mas eu a defino de outro jeito. Defino a escola como o lugar em que a equipe, além dos pais, molda o caráter dos alunos. E também um lugar de aprendizado que se usa para a vida.

     Muita gente fala que odeia a escola, mas bem lá no fundo, até àqueles professores insuportáveis somos gratos. Quem disse que professor tem que ser legal para saber dar aula?

    O que vale no professor é como ele dá aula, como é seu critério de educação, como ele ensina. Não basta ser legal, engraçado e brincalhão e não saber escrever um texto que se entenda ou explicar uma imagem que está no livro didático. O bom professor é aquele que sabe colocar disciplina, respeito e ordem na sala e, ao mesmo tempo, ser carinhoso e social com os alunos. É aquele que sabe explicar e interpretar a matéria e tratar a todos com igualdade.

     Mas escola não consiste somente em professores. Consiste também em alunos, interagindo com outros alunos. Eles precisam ter respeito e educação com professores e colegas. As pessoas precisam ser sinceras e também saber que a escola é lugar de muitos, de diversos, de diferentes.

     Nossos pais nos colocam em escolas boas com a intenção de garantir a nós um futuro melhor, um emprego bom. Muitos filhos não valorizam a atitude dos pais e voltam para casa com advertências e bilhetes, boletim cheio de notas vermelhas, histórico de reclamações de professores. Por outro lado, há professores que não correspondem às expectativas dos pais, deixando de planejar aulas, sendo irresponsáveis com os horários ou exagerando na carga de tarefas para os alunos.

    Enfim, a escola é um espaço de convivência, por isso, todos devem respeitar e ser respeitados.

 

 

Isabela Gutz Cunha Carvalho é aluna do CAOP e escreve mensalmente neste espaço.