Como ocorre a digestão dos alimentos

Data: 01/10/2013 | De: Ana Carolina Rolim Silva EF82/9

A primeira parte da digestão ocorre na boca onde os dentes são preparados para cortar e triturar o alimento com a ajuda da saliva onde há enzimas, como a amilase salivar que inicia a digestão do amido e do glicogênio em maltose. Essa enzima age no pH neutro da boca, mas é inibida ao chegar no estomago por causa da acidez do suco gástrico.
Depois da mastigação a comida é engolida e vai para o esôfago que liga a boca ao estômago, para percorrer esse caminho o alimento é transportado por contrações musculares (peristaltismo), assim podemos comer de cabeça para baixo e a gravidade não irá interferir nesse percurso e a comida vai para o caminho certo.
No estômago a comida sofre a ação do suco gástrico que possui um pH em torno de 2, a acidez é tanta que as paredes estomacais produzem um muco para evitar sua destruição. O suco gástrico possui uma enzima chamada pepsina, que também é uma de suas principais, que age na digestão das proteínas transformando-as em grupos de aminoácidos menores.
Depois de chegar ao intestino delgado (órgão onde ocorre a principal parte da digestão) o alimento que já está em uma forma pastosa entra na primeira divisão do intestino, o duodeno. Lá mais enzimas são lançadas como a tripsina que age na quebra dos grupos menores de aminoácidos produzidos pela pepsina.
Ainda no intestino delgado a bile, produzida pelo fígado, é liberada pela vesícula biliar onde é armazenada, ela tem a função de emulsificar a gordura e prepara-la para que a lipase as transforme em moléculas mais simples.
Após todas essas fases o resto que sobra da comida e que não foi utilizado pelas células como nutriente vira lixo, e vai para o intestino grosso onde é formado o bolo fecal e em seguida liberado por nós ao irmos ao banheiro.

Novo comentário