A digestão de alimentos

Data: 30/09/2013 | De: Maria Clara Santos Martins 8°2

Digerimos macromoléculas e temos que quebra-las e transformar em micromoléculas.
A digestão de carboidratos começa pela boca, a amilase ajuda a diminuir o alimento, faz a trituração pelos dentes, passa pela faringe, depois o esófago e chega ao estomago, que não ocorre nada, pois carboidratos não são digeridos no estomago e segue até o intestino delgado.
A proteína, apos ter sofrido a trituração na boca, chegam ao estomago e sofrem a ação da enzima chamada pepsina, que age sobre as proteínas. Ao chegar ao intestino as proteínas sofrem ação da tripsina produzida pelo pâncreas, que continua agindo sobre as proteínas, disponibilizando aminoácidos que irão atravessar as paredes do intestino.
As gorduras sofrem no intestino delgado a ação da bile, produzida pelo figado que ajuda a dissolver a gordura, apos ser quebrada, a gordura vai para os vasos linfáticos e depois para os vasos sanguíneos, onde encontram as células gordurosas, sendo então armazenadas.
Os nutrientes quebrados são absorvidos pela parede do intestino e depositado na corrente sanguínea, passando pelo fígado e depois ao coração.
A função do intestino grosso é, pegar a água e absorver o bolofecau para ser eliminado.

Novo comentário