Ler, ver e comentar

 

 

    Neste espaço serão postados gêneros textuais diversos - reportagens, charges, tirinhas, etc- enviados pelos alunos e pela professora. Todos os alunos deverão postar um comentário.

    O aluno deverá utilizar vários argumentos para defender o ponto de vista, ou seja, aproveitar a oportunidade para demonstrar o que pensa sobre o assunto dos textos postados. Por exemplo, citar se concorda ou discorda dos argumentos - e o porquê - usados no texto; analisar  que benefícios - ou não - o assunto do texto trará para a sociedade; dar sugestões de como melhorar a situação, etc.

______________________________________________________________________________________________________________________

    

    Alunos, selecionem textos e vídeos  interessantes e que valem a pena  ler, assistir e comentar! 

    Enviem os textos e vídeos para contato@tudonalingua.com

______________________________________________________________________________________________________________________

 

ObservaçãoAlunos, ao postarem os comentários, verifiquem a ortografiaa linguagem adequada para um site de Língua Portuguesa, a coerência dos textos, etc. Não farei correções através do site, mas situações que porventura ocorrerem comentarei em sala. Será uma forma de juntos refletirmos sobre a Língua Portuguesa.

 
__________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 

Sugestão: 

 

Caro aluno, caso queira ir se preparando para fazer concursos, tais como os do Coluni, do IFMG, ENEM,Vestibulares, etc, produza os gêneros textuais: Redação ou Artigo de Opinião no lugar do Comentário. Veja abaixo dicas e exemplos:

 

Redação

 

Gênero textual: Redação /  Tipo textual: Dissertativo-argumentativo

 

A Redaçao é  um gênero textual geralmente requisitado no ENEM, exames de vestibulares e em concursos públicos de uma forma geral. Sendo assim, torna-se indispensável incorporá-lo aos nossos conhecimentos e, sempre que necessário, colocá-lo em prática.

É um gênero textual pertencente ao âmbito acadêmico e tem por finalidade a defesa de uma tese, seguida de argumentos bem fundamentados para persuadir o leitor. O tipo textual, utilizado nesse gênero, é o dissertativo-argumentativo e sua estrutura se compõe de um título que é opcional em muitos concursos, um parágrafo introdutório em que defende-se uma tese, uma ideia, que será discutida. Posteriormente, segue o desenvolvimento e este será fundamentado em argumentos que deverão estar bem embasados, pois o intuito será o de persuadir o leitor e inspirar-lhe credibilidade. E por fim, a conclusão do texto, na qual ocorrerá o fechamento das ideias anteriormente discutidas.

 

Abaixo há algumas dicas de como construir esse gênero textual:

 

SUGESTAO DE  PRODUÇÃO DE TEXTO COM BASE EM ESQUEMAS

 

ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO

  • 1o parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3
  • 2o parágrafo :desenvolvimento do argumento 1
  • 3o parágrafo: desenvolvimento do argumento 2
  • 4o parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
  • 5o parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.

 

EXEMPLO:

  • TEMA: Chegando  ao terceiro  milênio,  o  homem ainda  não conseguiu  resolver graves problemas que preocupam a todos.

 

POR QUÊ?:

  • arg. 1: Existem populações imersas em completa miséria.
  • arg. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
  • arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

 

TEXTO DEFINITIVO:

 

Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos - encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.

Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.

Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.

Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

 

     Se você seguir a orientação dada pelo esquema, desde o 1o parágrafo, verá que não há como se perder na redação, nem fazer a introdução maior que o desenvolvimento, já que a introdução apresentade forma embrionária, o que será desenvolvido no corpo do texto. E lembre-se de que a conclusão sempre retoma a ideia apresentada na introdução, reafirmando-a, apresentando propostas, soluções para o caso apresentadoCom essa noção clara, de estrutura de texto, também é possível melhorar o seu desempenho nas provas de compreensão e interpretação de textos.

 

Consulte, também as dicas nos links:

O artigo de opinião

Dissertação: Como fazê-la?

Maneiras de elaborar uma dissertação.

Dissertação: Estrutura

Dissertação: Introdução.

Dissertação: desenvolvimento.

Dissertação: conclusão.

Como escrever um bom ensaio.