Tio Sam está de olho...

28/09/2013 15:46

 

Charge:

Tio Sam está vigiando você. 

 

Pois é pessoal. É bom abrir o olho! Quanto menos pistas a gente der, melhor. Tio Sam não brinca em serviço. Está em todas. Conhece até nossos pensamentos.

O presidente americano Barack Obama  assumiu  responsabilidade pessoal de investigar a questão da espionagem  dos EUA no Brasil. Será que  basta isto para acabar com o mal-estar que todo mundo sentiu com a descoberta dessa indiscrição? A gente fica pensando: e se fosse o contrário? Como é que os EUA e o mundo reagiriam ao descobrir que  o Brasil estaria bisbilhotando  a vida dos norte-americanos?

A verdade é que quanto mais poderosa é uma nação, mais os seus dirigentes acreditam que podem usar todos os recursos, inclusive aqueles que desrespeitam as regras de convívio pacífico com nações amigas ou não, para, sob o pretexto de se protegerem, esmiuçar tudo o que acontece, inclusive aquilo que é de interesse apenas do país espionado. Se essa moda pega e ninguém reage, o que será do mundo, daqui em diante, com todas as nações desconfiando umas das outras ? Tenho até medo de imaginar. E vocês ?

Obs: Sugiro que leiam a crônica com o fundo musical abaixo. Mas atenção: não lembra o lobo com pele de cordeiro.

 

Carolina Muzzi Lamounier é aluna do 8º ano e escreve mensalmente neste espaço.