Sistema Digestivo - 8º anos

10/09/2013 10:19

Alunos, os vídeos contêm algumas informações mais aprofundadas, mas o importante é que vocês se atentem ao que foi visto em sala de aula. Assistam aos vídeos abaixo e façam os comentários. Abraços e bom estudo!

Luana

Vídeos: 

1- A digestão de um jeito que você nunca viu!

 

 

 

2- Como Ocorre a Digestão dos Alimentos

 

 

 

3- Sistema Digestivo - Biologia - Vestibulando Digital

 

 

 

Sistema Digestivo

Data: 27/03/2014

De: Maria Eduarda Styles

Assunto: quais são mas enzimas do sistema digestório?

queria saber quais são as enzimas do sistema digestório?
os videos explicam super bem mais sei que o sistema digestório possui enzimas e não sei quais são

Data: 31/10/2013

De: Márcio 8° ano 1

Assunto: Digestão Lipídeos

No intestino delgado, mais especificamente no duodeno, o lipídeo sofre ação da bile, substância produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar cuja função é emulsificar gorduras, e o emulsifica. Então, a lipase, enzima produzida pelo pâncreas age sobre o lipídeo, transformando-o em moléculas menos complexas como o ácido graxo e o glicerol.

Data: 31/10/2013

De: Márcio 8° ano 1

Assunto: Digestão Carboidratos

Na boca, o carboidrato começa a sofrer ação da amilase salivar. O carboidrato então, faz o percurso até o estômago, onde não sofre ação enzimática e segue para o intestino delgado. Neste local, o pâncreas lança enzimas digestórias. A amilase pancreática e a maltase. Elas agem sobre o carboidrato e liberam milhares de moléculas de glicose, que atravessam a parede do intestino delgado. A glicose é recebida pelos capilares da região do intestino e é levado para a corrente sanguínea. Para a glicose entrar nas células, é necessário que o pâncreas secrete insulina.

Data: 01/10/2013

De: Ana Carolina Rolim Silva EF82/9

Assunto: Como ocorre a digestão dos alimentos

A primeira parte da digestão ocorre na boca onde os dentes são preparados para cortar e triturar o alimento com a ajuda da saliva onde há enzimas, como a amilase salivar que inicia a digestão do amido e do glicogênio em maltose. Essa enzima age no pH neutro da boca, mas é inibida ao chegar no estomago por causa da acidez do suco gástrico.
Depois da mastigação a comida é engolida e vai para o esôfago que liga a boca ao estômago, para percorrer esse caminho o alimento é transportado por contrações musculares (peristaltismo), assim podemos comer de cabeça para baixo e a gravidade não irá interferir nesse percurso e a comida vai para o caminho certo.
No estômago a comida sofre a ação do suco gástrico que possui um pH em torno de 2, a acidez é tanta que as paredes estomacais produzem um muco para evitar sua destruição. O suco gástrico possui uma enzima chamada pepsina, que também é uma de suas principais, que age na digestão das proteínas transformando-as em grupos de aminoácidos menores.
Depois de chegar ao intestino delgado (órgão onde ocorre a principal parte da digestão) o alimento que já está em uma forma pastosa entra na primeira divisão do intestino, o duodeno. Lá mais enzimas são lançadas como a tripsina que age na quebra dos grupos menores de aminoácidos produzidos pela pepsina.
Ainda no intestino delgado a bile, produzida pelo fígado, é liberada pela vesícula biliar onde é armazenada, ela tem a função de emulsificar a gordura e prepara-la para que a lipase as transforme em moléculas mais simples.
Após todas essas fases o resto que sobra da comida e que não foi utilizado pelas células como nutriente vira lixo, e vai para o intestino grosso onde é formado o bolo fecal e em seguida liberado por nós ao irmos ao banheiro.

Data: 01/10/2013

De: Larissa Vidigal EF82-9

Assunto: Digestão dos alimentos

A digestão dos alimentos começa na boca, o carboidrato começa a ser digerido com a saliva, onde se encontra a amilase salivar e assim começa a digestão dos carboidratos.
Depois chegando ao estomago, é liberado um acido clorídrico que quebra as moléculas dos alimentos deixando-a menor. Depois a tornando um liquido chamado quimo.
Chegando ao intestino delgado é liberada as enzimas do pâncreas, fígado e vesícula biliar, quebrando o quimo, para facilitar absorção e a utilização no organismo principalmente às vitaminas.
Depois ele vai para o intestino grosso onde há pouquíssima digestão, lá também que se forma o bolo fecal que logo é eliminado.

Data: 01/10/2013

De: Vinícius Sacramento Gallisa 8 ano 2

Assunto: Digestão

A digestão dos alimentos começa na boca aonde acontece à primeira parte do processo de digestão.Quando comemos os alimentos chegam a boca e serão mastigados pelos nossos dentes.
A amilase é uma enzima que inicia o processo digestório do glicogênio. Quando chega a faringe ela conduz a comida até o esôfago que continua transportando os alimentos até o estomago que tem o suco gástrico.
O intestino delgado precisa do pâncreas e do fígado. O pâncreas produz ao intestino delgado o suco pancreático que ajuda na digestão.
O fígado fornece a bile que tem a função de preparar para que a lípase uma enzima transforme em moléculas mais simples ácido graxo e glicerol.A bile fica armazenada na vesícula biliar.
No final desse processo o bolo alimentar se transforma em um material escuro contendo os produtos finais da digestão de lipídios, proteínas e carboidrato.
O anus pertence ao intestino grosso que tem a função de acumular feses até que o anus as libere para o processo final de digestão.

Data: 01/10/2013

De: Camila Marotta Rodrigues EF82/9

Assunto: Digestao dos alimentos

A digestão dos carboidratos começa na boca pela açao da amilase salivar e é mastigado, ou seja, quebrados em moléculas menores, para ser absorvido pela glicose. A saliva ajuda a amaciar, lubrificar os alimentos, assim fica mais fácil de e engolir, pois fica escorregadio. O esôfago, que liga a boca ao estomago tem ondas musculares (peristaltismo) que empurram o alimento, passando pelo esfíncter esofágico, e chegando ao estomago, temos a ação da pepsina. Quando o alimento chega ao intestino a vesícula biliar, quebra as gorduras, e além da bile que participa do processo de emulsão da gordura, temos também o pâncreas que libera o suco pancreático e este suco age no intestino. depois que o alimento for digerido, ele é absorvido e o fígado transforma o alimento em glicose que cai na corrente sanguínea, e o que não é digerido pelo intestino grosso se torna cada vez mais sólido e é liberado pelo corpo através das fezes.

Data: 30/09/2013

De: Maria Clara Santos Martins 8°2

Assunto: A digestão de alimentos

Digerimos macromoléculas e temos que quebra-las e transformar em micromoléculas.
A digestão de carboidratos começa pela boca, a amilase ajuda a diminuir o alimento, faz a trituração pelos dentes, passa pela faringe, depois o esófago e chega ao estomago, que não ocorre nada, pois carboidratos não são digeridos no estomago e segue até o intestino delgado.
A proteína, apos ter sofrido a trituração na boca, chegam ao estomago e sofrem a ação da enzima chamada pepsina, que age sobre as proteínas. Ao chegar ao intestino as proteínas sofrem ação da tripsina produzida pelo pâncreas, que continua agindo sobre as proteínas, disponibilizando aminoácidos que irão atravessar as paredes do intestino.
As gorduras sofrem no intestino delgado a ação da bile, produzida pelo figado que ajuda a dissolver a gordura, apos ser quebrada, a gordura vai para os vasos linfáticos e depois para os vasos sanguíneos, onde encontram as células gordurosas, sendo então armazenadas.
Os nutrientes quebrados são absorvidos pela parede do intestino e depositado na corrente sanguínea, passando pelo fígado e depois ao coração.
A função do intestino grosso é, pegar a água e absorver o bolofecau para ser eliminado.

Data: 30/09/2013

De: Luciana Silva Rodrigues de Sá EF82/9

Assunto: A Digestão do Alimento.

A Digestão dos Carboidratos começa na boca. A mastigação tritura os alimentos e a amilase salivar ajuda no processamento do que ingerimos.
O alimento passa pelo esôfago e vai para o estômago onde “ toma um banho” de ácido. Lá as proteínas (moléculas mais complexas) começam a ser quebradas.
O bolo alimentar segue pelo intestino delgado, que é mais longo e estreito. É nele que os nutrientes dos alimentos são absorvidos.
Para isso, o intestino delgado recebe um suco do pâncreas , que vai ajudar a digerir a glicose, as gorduras e terminar a quebra das proteínas. A vesícula biliar libera a bile, que é um liquido que ajuda na digestão das gorduras.
Os resíduos alimentares chegam ao intestino grosso em estado semilíquido, enquanto transitam pelo cólon vai sendo absorvida uma grande quantidade do seu conteúdo em água.
Depois de passar por todo esse processo alimentar se torna um bolo fecal, que será eliminado no final da digestão em formato de fezes.

Data: 30/09/2013

De: Maria Laura Cunha 8° ano 2

Assunto: A digestão dos alimentos

Tudo começa pela boca com a mastigação que faz os alimentos ficarem em pedaços bem pequenos, e a saliva também facilita, pois dissolve tudo o que possível. No caso de haver a presença de amido, eles são digeridos já no local pelas amilases salivares.
Logo depois, tudo o que foi dissolvido na boca passa pelo esôfago e com a ajuda dos músculos é enviada até o estômago onde começa o processo de digestão.
No estômago tudo é misturado ao suco gástrico. As enzimas como Pepsina, fazem então a digestão das gorduras e das proteínas. Tudo isso segue para o intestino delgado onde os nutrientes infiltram-se.
Para finalizar, no processo todo, o que não foi digerido vai direto para o intestino grosso e forma o bolo fecal que logo é eliminado pelo nosso corpo.

1 | 2 >>

Novo comentário