Ouro Preto é POP?

01/06/2012 21:48

 

Casas Animadas: Ouro Preto – Maneco de Araújo

 

    Estava eu ontem a ouvir um belo, porém injustiçado e pouco divulgado CD  da ótima banda mineira Skank, quando apreciei uma música que eles fizeram em homenagem a Ouro Preto. Sou do tempo ( como essa frase soa estranha!!) que boas bandas de POP/ROCK mineiras vinham a Ouro Preto, em início de carreira, fazerem shows na Praça Tiradentes e vendiam seus CD’s em bancas diminutas ao lado do palco. Lembro-me de Pato fu, Skank, Jota Quest (esta nem tinha esse nome...) em noites geladas e de céu estrelado e nós, adolescentes ainda, nos juntávamos na praça e ficávamos ali, ouvindo aquelas músicas quase desconhecidas. Geralmente era festival de inverno e a cultura nos rodeava. Podemos levantar as mãos para o céu por sermos de uma cidade tão querida por músicos e artistas. Eu mesmo trabalhei nas filmagens do filme “ Luar sobre  Parador” varrendo o cenário e, na ocasião, fiquei maravilhado com a grana que ganhei.

    Você, caro leitor que, por acaso tenha menos de vinte anos, pode pedir o auxílio do tio Google ou do tio Youtube para tentar visualizar o que digo. Caso tenha bem acima da idade mencionada, duvido e aposto com você uma bela xícara de Cappuccino que estávamos na Praça Tiradentes no Show de gravação do CD/DVD do Skank, num sábado à noite e no domingo à tarde, quando Samuel Rosa e sua trupe pediram-nos que balançássemos blusas, camisas e braços ao som de melodias inesquecíveis.

    Poderia ficar aqui por horas a falar sobre shows, peças de teatro e filmes realizados nesta bucólica cidade, mas , por hora, deixo algumas dicas culturais com sabor de Ouro Preto:

 

    A música “ As noites” do CD Cosmotron do Skank.

    Os filmes “Luar sobre Parador”, “Aleijadinho” e “Tiradentes” todos com muitas cenas rodadas aqui.

    Dica extra: Aproveite as manhãs ensolaradas de domingo para um passeio por estas “pedras municipais”, olhando para os segundos andares e telhados dos casarões. Depois você me conta como foi...

    E lembre-se: Olhar é diferente de ver...

    Abraço cordial!!

( Eduardo C. Souza é professor de História e escreve mensalmente neste espaço.

Ele se orgulha de ter a coleção de discos do Skank.)

Contato: eduardodesouza72@gmail.com