O que é uma Lima?

06/08/2012 15:03

 

 

Tarsila do Amaral- vendedor de frutas

 

    Aposto que  duas respostas em forma de pergunta vieram à sua cabeça: se você tiver menos de 15 anos e adorar esse nosso mundo urbano, você fará o seguinte questionamento: “ Não faço a menor ideia do que seja isso”. Caso você seja mais velho, tipo da minha idade ou mais e adorar o quintal da sua tia ou avó, vai responder: “ qual doido não sabe o que é uma lima?”

    Uma lima, portanto frutífero leitor, é uma fruta que parece ser resultante do cruzamento genético entre uma laranja e um limão - embora não o seja- tem a cor verde e o sabor meio doce, meio azedo, sendo que os gomos apresentam menos suco que uma laranja, digamos, normal. E você, já provou uma lima? Pergunto isso porque fiquei bobo ao constatar que boa parte dos adolescentes não sabe o que é uma lima.

     Percebam que a lima é apenas uma desculpa para a análise de um contexto muito curioso: o mundo virtual está suplantando o mundo real. Coisas legais e reais estão ficando esquecidas, as imagens reais estão sendo substituídas pelas digitais e, com isso, vamos ficando artificiais. Você já reparou como fotos em máquinas digitais ficam bonitas até demais!?  E aqueles Power points com imagens perfeitas que você recebe de vez em quando? E aquelas modelos de revistas? Para que tanta perfeição?

    Será que não está rolando um Photoshop no nosso cérebro? Quem disse que uma ruga ou uma mancha não podem ser belas? Vocês mulheres não vivem querendo esconder gordurinhas a mais? Pensem nisso... Digo isso apenas para termos mais cuidado com esse nosso mundo e não acabarmos sendo traídos pelas aparências, que você sabe, costumam enganar. Veja bem, não sou contra a beleza, apenas contra a ditadura da beleza. Vai dizer que você não gosta das músicas da Adele só porque que ela não se enquadra nos padrões internacionais de beleza?

    Só para terminar, cito Saint Exupery: “ o essencial é invisível aos olhos”.

Abraço cordial!!!

    PS.: Obrigado à aluna Vanessa pela pergunta que deu origem a esta crônica.

( Eduardo C. Souza é professor de História e escreve mensalmente neste espaço. Ele recomenda a você provar limas e mais imagens reais)

Contato: eduardodesouza72@gmail.com