Dissertação - Texto introdutório – Como fazer?

01/11/2012 18:59

Parágrafo introdutório na Dissertação = tese.

 

Texto 01

Dissertação: Texto Introdutório

 

"Eu não sei como começar a minha redação". Quantas vezes você já não disse isso?

    É verdade. Essa tarefa pode tornar-se difícil, se você não parar um pouco para pensar sobre o que vai escrever, principalmente se você tem de produzir um artigo de opinião. Como você já sabe, em um artigo de opinião você expõe o que pensa sobre determinado assunto, com a intenção de convencer os leitores de seu texto a aderir à sua ideia. Portanto, é fundamental escolher bem seus argumentos, caso contrário, não conseguirá essa adesão.

 

    Para encontrar uma maneira interessante de iniciar seu texto, é importante que você pense previamente sobre tudo o que pretende escrever. Faça-se as seguintes perguntas:

 

■      O que penso sobre esse assunto?                                                         

■      Que ideias tenho a respeito dele?                                                        

■      O que é mais importante dizer sobre esse assunto?                           

■      Qual a minha intenção ao apresentar essas ideias?

■      Escreverei para qual destinatário? A quem eu quero convencer?     

 

Se, ainda assim, a ideia para iniciar seu texto não lhe vier à mente, se lhe faltarem as palavras, faça uso de algum dos seguintes artifícios:

 

   1. Apresente uma afirmativa e já dê pistas de que discordará dela, ou amplie-a, revelando uma outra abordagem para ela.

 

Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro consegue, com um jeitinho aqui, outro ali, sair--se bem das mais diferentes situações. Conhecido internacionalmente, o jeitinho brasileiro faz parte da identidade nacional e, para a grande maioria, é motivo de orgulho. O que se percebe, no entanto, é que essa característica, em lugar de ser incentivada e elogiada, deveria ser abolida, pois está associada, no Brasil atual, a relações muito pouco honestas e respeitosas.

 

   2. Apresente uma afirmativa e dê pistas de que apresentará os pontos positivos e os pontos negativos dela.

 

Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro consegue, com um jeitinho aqui, outro ali, sair-se bem das mais diferentes situações. Conhecido internacionalmente, o jeitinho brasileiro faz parte da identidade nacional. Se, por um lado, essa característica revela a criatividade e a picardia do povo brasileiro, por outro, pode ser avaliada negativamente, pois traz sérias implicações éticas no que se refere à vida política e às relações pessoais no cotidiano.

 

3.    Apresente uma afirmativa e discorra sobre ela, confirmando-a.

Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro consegue, com um jeitinho aqui, outro ali, sair-se bem das mais diferentes situações. Conhecido internacionalmente, o jeitinho brasileiro faz parte da identidade nacional e é motivo de orgulho. Ele revela criatividade, tolerância e capacidade de lidar com os imprevistos.

 

4.    Apresente uma afirmativa e relativize-a, questione-a.

Ex.: "Uma nova geração de profissionais está assumindo cargos importantes dentro das empresas brasileiras. Tecnicamente bem qualificada, essa geração tem ocupado rapidamente o nível médio das organizações. Enquanto isso sonha com o topo. Mas será que qualificação técnica será suficiente no futuro?" (VOCÊ S.A. jul. 2001, p. 23.)

 

5.    Apresente um fato e dê pistas de que abordará as causas dele.

Ex.: Nove milhões de brasileiros vivem em bolsões de pobreza. O direito humano a uma alimentação adequada, à moradia, à saúde é desrespeitado todos os dias neste Brasil de contrastes. A falta de sensibilidade política, social e ética, evidente nas políticas estabelecidas em gabinetes, e a impunidade em relação aos que desviam os recursos do país são as principais causas da violação desse direito.

 

6.    Apresente uma afirmativa com base numa ocorrência (condição) que pode embasar sua argumentação.

Ex.: Se, com dezesseis anos, os jovens podem, por meio do voto, decidir o destino da nação e são considerados maduros o suficiente para escolher uma profissão para o resto da vida, nos exames vestibulares, deveriam ter também direito a dirigir, uma vez que o grau de responsabilidade decorrente dessas ações é o mesmo.

 

Após produzir o seu texto, analise:

 

■      O título está adequado com o que o texto aborda?

■      Há um posicionamento claro do autor do texto em relação ao tema?

■      Os argumentos apresentados são convincentes?

■      A linguagem utilizada está de acordo com a norma padrão da língua portuguesa?

■      O texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão?

■      As palavras estão escritas corretamente?

 

Texto 02

 

O parágrafo introdutório é o norteador de toda a estrutura dissertativa, aquele que carrega uma ideia nuclear a ser utilizada de maneira pertinente em todo o desenvolvimento do texto.

 

Modos de se iniciar uma dissertação ou uma tese:

 

Fato relatado na notícia:

 

“Pernalonga pornô” ilude garoto.

                  Feito de desenho animado erótico, DVD alugado a menino de dez anos pode levar dono de locadora à prisão.

 

A notícia acima focaliza duas visões do problema. Quem tem razão?

• De um lado – os pais do garoto acusam a locadora.
• Do outro – o dono da locadora e a funcionária tentam se defender da acusação.

 

Parágrafo introdutório desenvolvido:

 

1 – Conceituando ou definindo algo (um processo, uma ideia, uma situação).

Irresponsabilidade é toda ação tomada sem a prévia reflexão de suas consequências. Assim, permitir que um menino de dez anos vá sozinho a uma locadora é um ato tão irresponsável e criminoso, quanto o de locar um vídeo pornô para ele como sendo apenas um desenho animado.

 

2 – Apresentando uma interrogação ou sequência de interrogações.

Ex1: Menino de dez anos aluga um DVD do Pernalonga e, quando vai ver, o vídeo é pornográfico. De um lado, o pai do menino responsabiliza a locadora pelo fato; de outro, a funcionária e o dono da locadora tentam defender-se da acusação. Quem tem razão?

Ex2: Menino de dez anos aluga um vídeo pornô achando que é um desenho animado. A locadora tem ou não responsabilidade pelo equívoco? E os pais, que parcela de culpa tem nesse contexto?

 

3 – Contestando opiniões, definições ou citações.

 

Apesar de se saber que todo estabelecimento comercial que presta serviços ao público em geral, e, em particular, a menores, tem total responsabilidade sobre a procedência e a prévia seleção do material a ser adquirido, é preciso observar que isso nem sempre se configura como realidade. A responsabilidade pela frequência de menores a estabelecimentos como videolocadoras e outros que configuram risco à integridade deles, deve ser em primeiro lugar dos seus responsáveis legais, muito embora não se pretenda afirmar que o estabelecimento em questão não precise ser penalizado.

 

 

Atividades:

1) Escolha uma dessas posições: a favor dos pais ou a favor da locadora? Desenvolva sua opinião, livremente, num parágrafo.

 

2) Escreva um parágrafo introdutório (dissertativo-argumentativo) que se relacione à afirmação I e aos questionamentos II e III:

I – Os jovens de hoje preferem ficar a namorar, pois assim não existe compromisso.

II – Como o jovem de hoje vivencia o amor? Há compromisso nesse envolvimento?

III – O que será da humanidade, se o homem continuar deixando sua pegadas sobre a floresta?

 

Fonte: http://rosangelabastos.wordpress.com/o-texto-dissertativo-como-fazer/

Texto 02

 

Como escrever o parágrafo introdutório

O primeiro parágrafo de um bom texto deve chamar a atenção e instigar a curiosidade de seus leitores. Confira algumas dicas para escrever uma ótima introdução na sua redação

primeira impressão é muito importante para seu texto. Seja ele uma simples redação ou uma monografia extensa, a introdução desse trabalho tem o poder de afastar ou aproximar o leitor de seus objetivos. No parágrafo introdutório, a primeira sentença é muito importante. Ela é responsável por interligar e apresentar os argumentos que você utilizará para basear suas ideias.

 

Para escrever um bom texto, confira algumas dicas de como escrever o parágrafo de introdução:

Como escrever o parágrafo introdutório: 1) A primeira frase

Para começar bem seu trabalho, esse parágrafo deve conter uma frase inicial que envolva o leitor no texto. Ela deve despertar a curiosidade dos outros de forma criativa e diferenciada. Pense nessa frase como um gancho, que irá “fisgar” seus leitores e avaliadores.

 

Como escrever o parágrafo introdutório: 2) Fatos surpreendentes

Enquanto você fez a pesquisa de seu trabalho, deve ter encontra diversas curiosidades, citações e fatos triviais que podem ser usados como gancho para sua introdução. Um ótimo exemplo do que usar para fisgar seus leitores é o uso de fatos surpreendentes e até mesmo chocantes. As pessoas não irão resistir à curiosidade de saber mais sobre essa polêmica.

 

Como escrever o parágrafo introdutório: 3) Humor

Além da polêmica, você também pode empregar o bom humor na introdução de seu texto. Muito cuidado, essa ferramenta é específica para alguns tipos de redação. Evite usá-la em monografias e trabalhos acadêmicos. Ela é uma ótima opção para redações e crônicas.

 

Como escrever o parágrafo introdutório: 4) Citações

Outra dica muito boa é usar citações de personalidades respeitadas como frase introdutória. Ela traz legitimidade para suas próximas declarações e pode ser uma maneira simples de demonstrar seu conhecimento e pesquisa no assunto. Faça referências curtas de no máximo três linhas, para que esse trecho não tome conta de todo seu parágrafo.

 

Como escrever o parágrafo introdutório: 5) Cuidados

Quando for escrever sua introdução, fique atento para ser objetivo e claro em suas frases. Por mais interessante que esse parágrafo possa ser, ele não deve fugir de seu objetivo principal: introduzir sua tese ao leitor de forma profissional e coerente.

 

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/17/923807/como-escrever-paragrafo-introdutorio.html