A beleza está nos pequenos detalhes

08/09/2015 21:09

 

Na correria do nosso dia a dia, dificilmente paramos para pensar e refletir sobre os pequenos detalhes da vida. Posso afirmar, com precisão, que são poucas as pessoas que deixam de lado o que estão fazendo para, numa noite linda, observar as estrelas, ou então, em um dia ensolarado e alegre, observar a natureza e escutar o canto dos pássaros, por exemplo...Afirmo isso porque, ultimamente, as pessoas não têm mais tempo para nada, vivem na correria e no stress do cotidiano. Não podemos culpá-las, mas podemos mostrá-las o quão leve e tranquila pode ser uma vida se vivida de forma intensa e alegre, tomando cuidado com as pequenas atitudes e os pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença, basta querermos!

Quantas vezes paramos para observar a chuva caindo ou o sol se pondo? Talvez poucas vezes, ou até mesmo nunca. Às vezes é preciso olhar para as coisas que estão ao nosso redor e apenas conhecê-las mais um pouco. A vida pode ser bela quando passamos a dar importância para as simples coisas do nosso cotidiano, da nossa vida...

Atualmente falta, em muitas pessoas, o enxergar além daquilo que conseguimos ver a olho nu, ou seja, enxergar as coisas pelo que elas realmente são, não por aquilo que aparentam ser. Por isso, não devemos nunca julgar “o livro pela capa”, antes mesmo de conhecê-lo.

O mundo é um mar de mistérios que, talvez, nunca sejam desvendados. Isso é um fato da vida, que também é cheio de mistérios e surpresas, não dá para negar. O mundo esconde belezas que só são descobertas se forem analisadas além daquilo que aparentam ser. Um exemplo clássico: as pessoas. Nós somos um mistério, muitas vezes não nos conhecemos e nos colocamos para baixo por qualquer motivo, e que se forem analisados por nós mesmos descobriremos nosso potencial, nossa capacidade, nosso talento... Nos descobrimos.

A vida é complicada, às vezes chata...Mas também é boa, basta enxergarmos o outro lado da coisa. Sei que não é fácil ver o lado positivo de algo quando o mundo está “desmoronando em nossas cabeças”, mas se não tentarmos fazer isso, além de entrarmos em depressão, não vamos conseguir viver com alegria, com esperança...A esperança de que dias melhores estão por vir e que a tempestade logo vai passar e trazer, consigo, o sol.

Antes mesmo de enxergarmos o outro com “outros olhos”, precisamos, primeiramente, nos aceitar e nos conhecer, pois como queremos que nos conheçam pelo que realmente somos, se não sabemos quem somos? Complicado, mas simples de resolver, basta aceitarmos nossas dificuldades e sempre buscarmos melhorar. Assim como na natureza, nós temos belezas escondidas e mistérios a serem desvendados, que somente se revelarão quando nos aceitarmos e percebermos que a beleza está nos pequenos detalhes e nas pequenas atitudes, desde um bom dia até um boa noite.

Enfim, devemos expandir nossos horizontes e perceber que a vida pode ser mais bonita e colorida se mudarmos o ponto de vista e percebermos que todos nós somos belos, só que de maneiras diferentes, e que todos, sem exceção, tem mistérios, belezas, esperança...No interior e no saber de cada um. Ame e vive cada pequeno detalhe e momento da vida, pois assim como você eles são únicos!

“Devemos ser gratos a Deus pelos pequenos detalhes. Nos detalhes descobrimos o valor de uma realidade. Olhar as miudezas da vida faz a diferença. ” Padre Fábio de Melo

 

Amanda Lopes escreve regularmente neste espaço.